Blog

Publicado em 01/08/2022

O que analisar antes de tirar o projeto do papel?

Estruturar o projeto da casa própria já é um passo adiante para a materialização desse sonho. E quando você analisa cuidadosamente todos os passos e detalhes que envolvem esse processo antes de iniciar a construção, as chances de prejuízos ou problemas durante a obra são bem menores.


Para saber exatamente quais são os fatores indispensáveis para observar antes de tirar o projeto do papel, nós preparamos esse conteúdo completo para você! Assim, nenhum detalhe importante é esquecido e você fica mais seguro para iniciar a construção, além de ter tempo para solucionar os itens pendentes.


Primeiro passo: escolha o terreno ideal!
Esse passo deve ser sempre o primeiro e é um dos mais importantes, pois é o que definirá todo o desenvolvimento posterior da obra.


Na hora de definir o terro, observe os desníveis, o tamanho da área disponível para construção, a qualidade do solo e a localização. Já neste passo, o aconselhamento profissional é bastante útil!


Segundo passo: defina o orçamento!
O estabelecimento do orçamento é algo que irá impactar em todas as etapas da obra, desde a escolha do terreno até os detalhes finais. Com a quantia definida, você terá mais segurança e racionalidade em todas as tomadas de decisão. Além disso, esse fator também contribui para evitar gastos descontrolados ou atrasos na obra por conta da falta de recursos financeiros.


Lembre-se que o melhor caminho é encontrar um meio termo. Seja na economia excessiva ou no gasto exagerado, as consequências virão.


Terceiro passo: conte com a ajuda profissional de um arquiteto!
A legislação brasileira exige o acompanhamento técnico durante a execução da obra. Dentro do seu orçamento, considere os custos com a contratação de um arquiteto. Esse profissional irá te ajudar em vários pontos da construção, que não se restringem somente à parte estética.


Quarto passo: garanta toda a documentação necessária!
A legalização da documentação é o fator que irá evitar interrupções já no desenvolvimento da construção e é totalmente imprescindível que todas as obrigações jurídicas estejam corretas, para que a obra seja aprovada e formalizada. Assegure-se de que todos os alvarás, licenciamentos e documentação geral estejam em dia antes de iniciar qualquer etapa.


Quinto passo: desenvolva um cronograma completo!
Para uma maior organização e visualização das etapas que ainda precisam ser cumpridas, um cronograma completo é o recurso ideal. Na hora de criá-lo, os seguintes pontos devem estar inclusos:
1- Preparação do terreno;
2- Alvenaria;
3- Laje e telhado;
4- Instalações elétricas e hidráulicas;
5- Acabamentos


Quando há planejamento, o sucesso é certeiro! Com essas dicas e bons materiais adquiridos na Açofer, o plano de construção fica muito mais estruturado e você fica livre de cometer grandes erros.


Fonte: Massi Digital