Blog

Publicado em 10/05/2022

O que é construção a seco e quais as vantagens?

O processo de construção é complexo e envolve aspectos como mão de obra, materiais, descarte de resíduos e impacto ambiental. Novas alternativas que buscam economia, agilidade nas obras e menos impacto ao meio ambiente são realidade em muitos países, principalmente os mais desenvolvidos. No Brasil, a construção a seco vem ganhando espaço. Continue a leitura para saber como ela é formada e as principais vantagens.


O que é construção a seco? 


A construção a seco é um sistema que não usa água na composição estrutural, apenas na fundação, assim são dispensados argamassa e cimento. Esse sistema foi elaborado para ser mais prático, resistente e econômico. No entanto, os sistemas de construção a seco devem ser instalados por mão de obra especializada, já que são diferentes dos modelos mais tradicionalmente usados.


Tipos de construção a seco


Existem diferentes modelos e materiais para esse tipo de construção, por exemplo, pode-se utilizar madeira, gesso e placas de concreto pré-fabricadas. Confira quais são os métodos mais utilizados na construção civil.


Drywall 


Esse sistema é constituído por duas chapas de gesso natural, revestidas com papel-cartão em ambos os lados. A parte de gesso traz resistência à compressão e o cartão proporciona resistência à tração. O sistema é mais utilizado para a construção de forros e paredes. As placas são fixadas sobre uma estrutura de aço galvanizado.


Existem três tipos de drywall. A placa branca é utilizada em ambientes secos. A verde recebe adição de silicone, tornando-se mais resistente à umidade. A rosa tem adição de fibra de vidro, o que a torna resistente ao fogo. Os locais de união entre as placas recebem duas camadas finas de pasta com uma fita de papel entre elas para dar o acabamento.


Steel Framing


Esse sistema leva aço em sua execução. Na estrutura formada por aço são fixadas placas para fechamento externo, podendo ser as placas de concreto, fibras ou gesso, fibra de vidro, e outros. Na parte interna é utilizado o drywall. Após a finalização da estrutura, o projeto torna-se simples e possibilita a versatilidade no uso de materiais para o acabamento.


Painéis EPS 


O Poliestireno Expandido (EPS) é um plástico celular rígido, possui menor densidade e maior quantidade de ar em seu interior. As placas de EPS são colocadas em telas de aço, unidas por treliças. O sistema recebe uma camada de argamassa em ambos os lados para dar a rigidez necessária para as paredes.


Wood Framing 


Esse sistema é constituído por montantes e travessas de madeira, que são envolvidas em chapas do mesmo material. A parte estrutural é fabricada em madeira maciça e as placas são feitas do OBS - material feito a partir de lascas de madeira reflorestada coladas em diferentes direções.


Parede Dupla de Concreto 


Esse sistema utiliza módulos pré-fabricados. Eles são feitos por duas placas de concreto armado, deixando-se um espaço entre elas para a passagem de instalações elétricas e hidráulicas. A fabricação das placas é feita com um sistema de corte de laser, que já posiciona os locais de portas e janelas. Para colocar as peças nos locais desejados são usados guindastes.


Vantagens da construção a seco 


A construção a seco traz vantagens para a obra e para o meio ambiente. Confira abaixo.


1. Economia de materiais


O índice de desperdício de materiais é mais baixo quando comparado aos sistemas tradicionais, pois é um sistema industrializado.


2. Fidelidade orçamentária 


Esse sistema permite um orçamento exato como previsto em orçamento inicial.


3. Qualidade termoacústica


O sistema apresenta melhor qualidade térmica, mantendo-se fresco no verão e quente no inverno.


4. Sustentabilidade 


A construção a seco utiliza pouca ou zero água, produzindo menos gastos e resíduos no canteiro de obras. Além disso, os materiais podem ser reciclados.


5. Fácil manutenção 


Os custos de manutenção são reduzidos devido a durabilidade dos materiais usados. A substituição das placas é mais rápida e prática, pois não há necessidade de quebrar paredes.


6. Leve e Resistente


O sistema utiliza materiais leves, duráveis e resistentes, valorizando os projetos com prazo de conclusão curto ou acelerado.


7. Segurança 


O sistema usa materiais com alta tecnologia no processo de fabricação, seguindo normas e padrões de segurança, apresentando maior resistência e durabilidade.


8. Retorno rápido de investimento 


Como a obra pode ser executada mais rápido, há um ganho adicional pela ocupação antecipada e pela rapidez no retorno do investimento.


O sistema de construção a seco causa menos impacto ambiental e agiliza os processos da obra. Entre em contato ou confira em nosso site os materiais necessários para executar sua construção a seco!


Fonte: Massi Digital