Blog

Publicado em 05/07/2022

Biodigestores: funcionamento e vantagens

O biodigestor é um equipamento fechado no qual acontece a decomposição da matéria orgânica hidratada por meio da digestão anaeróbica, ou seja, por meio da ausência de oxigênio, bactérias anaeróbicas decompõem a matéria orgânica. O biofertilizante e o biogás são os subprodutos gerados, podendo ser utilizados para outros fins, gerando lucros e benefícios ambientais.


Os resíduos orgânicos utilizados no biodigestor podem ser de origem vegetal, como folhas e palhas, de produção animal, como dejetos de suínos, bovinos e aviários, das atividades humanas, como o lixo doméstico e resíduos industriais. Desta forma, há uma destinação adequada, evitando a contaminação do meio ambiente.


O tempo que os resíduos ficam no biodigestor para atingir a fermentação deve ser controlado. Isso depende do tipo de resíduo orgânico depositado e a temperatura ambiente. Quanto mais alta a temperatura ambiente, mais rápida será a fermentação.


Saiba a seguir como funcionam os biodigestores.


Funcionamento do biodigestor


O sistema de um biodigestor é composto, em geral, por duas divisórias, sendo um biodigestor tubular e uma lagoa de biofertilizante. O resíduo é depositado no biodigestor tubular, onde fica por um período adequado para que as bactérias anaeróbicas fermentem o material e liberem o biogás. Esse material líquido fermentado passa em seguida para a lagoa de biofertilizante, onde pode ser coletado e utilizado na lavoura, ou pode ser bombeado até o local de descarte, se o produtor não for utilizá-lo.


Essa fermentação é importante para que mate os micro-organismos patogênicos dos dejetos, transformando as moléculas complexas do resíduos em moléculas mais simples, que podem ser absorvidas pelas plantas, não colocando em risco o meio ambiente e a saúde pública.


Já o biodigestor residencial é compacto, eficiente e de baixo custo. A produção de biogás equivale a um botijão de gás por mês. Toda a matéria orgânica colocada no biodigestor residencial servirá de alimento para as bactérias que decompõem esse material, gerando, como produto da reação, biogás e biofertilizante.


Tipos de biodigestores


Os biodigestores podem ser divididos de acordo com sua periodicidade de carga e forma estrutural. Ele pode ser descontínuo, que consiste em um equipamento que está totalmente carregado e não é recarregado até que pare de produzir biogás. Ele é usado quando a disponibilidade de resíduos orgânicos é sazonal.


Outro tipo é o semi-contínuo, em que as cargas e descargas são realizadas em determinados períodos durante o processo de produção do biogás. Há, também, o de tipo fixo, em que o biogás se acumula em um espaço determinado para esse fim. O biodigestor trabalha com uma pressão variável de biogás de acordo com sua produção. O de cúpula flutuante é construído em tijolo ou concreto e em sua parte superior há um tanque flutuante (gasômetro) no qual o biogás se acumula.


O de tipo contínuo a carga e descarga é um processo contínuo, por isso requer disponibilidade permanente de resíduos orgânicos.


Produtos gerados 


Os biodigestores podem produzir dois produtos distintos. O primeiro é o biofertilizante, que é um tipo de adubo natural, sustentável e que pode substituir fertilizantes químicos. O segundo produto é o biogás, um composto formado por gás carbônico e metano, que pode ser gerador de energia.


Vantagens do uso de biodigestor 


O biodigestor traz diferentes vantagens. A primeira delas é a reciclagem e a redução da poluição, pois ele permite a reciclagem dos resíduos orgânicos e reduz a poluição ambiental. Também há obtenção de gás limpo, o biogás, que resulta do processo e é uma fonte de energia eficiente e econômica.


Ele também contribui para a produção de fertilizantes com um menor impacto ambiental e redução dos custos na produção agrícola. O biodigestor permite a administração adequada de resíduos orgânicos, reduzindo os riscos que eles representam para a saúde pública e para o meio ambiente.


Na Açofer você encontra biodigestores qualificados e contribui para a preservação ambiental.


Fonte: Massi Digital