Blog

Publicado em 03/02/2020

O que incluir na obra para tornar a casa mais sustentável?

Sustentabilidade é mais do que uma palavra da moda. É uma estratégia real para criar ambientes mais agradáveis para as pessoas trabalharem, passearem e morarem — e garantir que eles continuem existindo no futuro. Uma casa sustentável é um lugar em mais sintonia com a natureza e, portanto, um lugar melhor para se viver.

Mais importante, sustentável significa preservar recursos e o ambiente para as próximas gerações. Neste artigo, você vai conhecer as principais estratégias para construir uma casa sustentável e por que vale a pena investir nisso. Confira!

Vantagens de uma casa sustentável


Uma casa mais sustentável ou ecológica é aquela que agride menos o meio ambiente e permite aos moradores usufruir os recursos naturais da própria casa, em vez de consumi-los de fora.

Entre as características de uma casa sustentável, estão:

- preservação e economia de energia e água;
- menos desperdício de materiais e recursos;
- vegetação para controle térmico e maior absorção de água pelo solo.


Construir uma casa sustentável é uma excelente estratégia para valorizar seu imóvel. Dessa forma os melhores escritórios de arquitetura, hoje em dia, levam a sustentabilidade em conta em todos os seus projetos. Existe, ainda, um benefício adicional à preservação do meio ambiente: reduzir as contas de água e luz da sua casa.

Como construir uma casa sustentável


A sustentabilidade não exige alta tecnologia ou materiais importados. Ela pode ser implementada em qualquer reforma ou em uma casa nova com alguns cuidados simples. Confira algumas dicas.

Dê atenção às janelas


Na hora de construir uma casa nova, fique atento ao formato e à disposição das janelas. Elas devem ser colocadas de forma a aproveitar ao máximo a luz do sol, reduzindo a necessidade de acender lâmpadas durante o dia.

Janelas grandes e bem posicionadas, além de permitirem mais luz, auxiliam na ventilação. Dessa maneira auxilia a reduzir o uso de ar-condicionado ou de ventiladores.

Instale painéis de energia solar


Os painéis fotovoltaicos estão cada vez mais comuns em casas e condomínios no Brasil. Eles permitem a captação de energia solar e sua conversão em eletricidade. Em número suficiente e ligados à rede elétrica da sua cidade, os painéis podem abastecer outras residências e você pode ser remunerado por isso.

Funciona assim: os painéis são conectados à rede da companhia elétrica que abastece sua cidade. Como eles geram mais energia do que a casa consome durante o dia, o que sobra é vendido para a companhia. A diferença é posteriormente abatida na conta da luz em forma de créditos. Em condomínios populares em Goiás, por exemplo, a instalação dos painéis reduziu a conta de luz em 80%.

Colete água da chuva


Calhas, cisternas e tanques podem ser usados para captar água da chuva. Essa mesma água pode, em seguida, ser usada para lavar o jardim, o carro, a calçada, a sujeira dos cachorros ou mesmo na descarga dos vasos sanitários.

Use vasos de acionamento duplo


O vaso sanitário comum tem apenas um tipo de descarga, usada tanto para dejetos líquidos quanto sólidos. Como resultado, resulta em grande desperdício de água porque o volume necessário para limpar o vaso é diferente para cada uso.

Vasos de caixa acoplada com acionamento duplo têm dois botões: um para descarga de três litros e o outro, de seis. Quando o vaso é usado apenas para resíduos líquidos, aciona-se o botão de menor capacidade, poupando metade da água a cada uso

Instale aeradores nas torneiras


O aerador é um dispositivo simples que faz a água sair da torneira em pequenos furos, como um chuveiro. Ele não afeta a capacidade da torneira de lavar a louça, mas resulta em grande economia de água.

Uma casa sustentável é mais fresca, mais bem iluminada, mais agradável de se viver e, ainda, um imóvel mais valorizado. Considere nossas dicas em sua próxima reforma ou obra e torne sua casa mais sustentável.


Fonte: Blog Praconstruir