Blog

Publicado em 25/07/2022

Por que usar treliça na construção civil?

A treliça é um material muito usado na construção civil. Fabricada com aço, ela possui as extremidades interligadas formando uma estrutura em formato de triângulo. Ela é utilizada em diferentes aplicações, sendo mais usada na estruturação de pontes e para a sustentação de lajes pré-moldadas. O ideal é utilizá-la quando houver uma distância maior entre as estruturas ou quando se busca construir um material mais leve.


Ela oferece mais apoio, resistência e segurança às estruturas das obras, pois é formada de materiais que aguentam grandes pesos sem que ocorram rupturas. Esse material é capaz de suportar tração e compressão, porém não suporta as cargas laterais. As treliças são armações leves, assim trazem facilidade no manuseio, diminuindo a necessidade de usar formas e escoras, o que reduz a mão de obra e acelera a montagem da estrutura como um todo.


Por que usar treliça? 


Os principais motivos para se utilizar treliças na construção civil é devido a praticidade e segurança. Elas são práticas e agilizam a execução da obra, pois possuem elementos pré-moldados. Além disso, elas são leves e fáceis de usar, proporcionando mais economia e maior aderências entre as vigas.


Por ser feita com materiais de alta resistência, as treliças oferecem segurança. Elas possuem a aderência ideal ao concreto, isso porque absorvem com facilidade o peso e o impacto do material. O recomendado é que as treliças sejam de aço ou madeira, porque quando submetidas a grandes esforços de tração e compressão conseguem suportar.


5 vantagens das treliças 


Além de proporcionar segurança, praticidade e resistência como mencionado no texto, há outras vantagens que as treliças trazem.


1. Durabilidade


A vida útil das treliças é superior se comparada com outras estruturas, pois são mais resistentes e evitam a troca recorrente do material. Além disso, a durabilidade pode ser estendida com pinturas que protegem contra agentes químicos e a corrosão, que podem prejudicar a estrutura.


2. Sustentabilidade 


As treliças geram menos resíduos por serem peças prontas e planejadas. O material das treliças também possibilita que a estrutura seja reciclada sem perder a qualidade.


3. Versatilidade


As treliças podem ser usadas tanto para a construção de espaços amplos, quanto de espaços menores. As adaptações de medidas não afetam a durabilidade e a qualidade do resultado é a mesma.


4. Redução de custos 


Por ser mais fácil de usar, a treliça otimiza o tempo de mão de obra e minimiza chances de erros, fatores que se somados reduzem o custo final da obra.


5. Carga de fundação reduzida 


Por ser um material leve, elas ajudam a reduzir o peso na fundação e na robustez. Por isso, a longo prazo, representa menos riscos de fissuras na estrutura devido ao excesso de peso.


Após conhecer todos os benefícios que as treliças trazem para a construção civil, fica fácil entender porque a utilizar nas obras. Na Açofer você encontra treliças de aço para a sua obra, entre em contato e faça a sua cotação.


Fonte: Massi Digital