Pisos e revestimentos são uma preocupação ao construir ou reformar um banheiro. Pois, além de cumprirem um papel decorativo no espaço, eles podem interferir diretamente na segurança e na funcionalidade do cômodo.
Apesar da quantidade de opções disponíveis, é preciso que a escolha seja feita da forma mais consciente possível. Para te ajudar nessa escolha, mostraremos alguns dos materiais mais utilizados nesse cômodo.
Porcelanato
O porcelanato é um material bastante utilizado devido ao seu custo-benefício, pois resiste bem à umidade e abrasão, além de ser sofisticado e bastante durável. Para o banheiro, é ideal utilizar o porcelanato acetinado, já que são menos escorregadios que os polidos, que, por sua vez, podem ser utilizados no revestimento das paredes. Uma das vantagens em optar pelas peças acetinadas é a sua baixa impermeabilidade, que diminui a necessidade de manutenções frequentes.
Cerâmica
A cerâmica é um dos revestimentos mais usados, pois seu custo é mais baixo e a instalação é mais simples. O material também pode ser encontrado em diferentes texturas, tamanhos, cores e modelos, o que o torna muito versátil. A cerâmica ainda oferece boa durabilidade e resistência aos fungos, o que é importante nesse ambiente úmido.
Mármore e granito
Tanto o mármore quanto o granito são revestimentos mais nobres. Isso reflete diretamente no custo, o que acaba sendo maior quando comparado às outras opções disponíveis. Além da beleza, sua maior vantagem é a resistência à abrasão, o que pode fazer valer o investimento. Porém, se o material for usado no chão, é recomendável contar com a ajuda de algum produto antiderrapante para evitar acidentes.
Ladrilho hidráulico
A aplicação de ladrilhos hidráulicos nos pisos e revestimentos está em alta. A utilização dessas peças traz um charme especial à decoração do cômodo, já que mescla o aspecto moderno e retrô ao mesmo tempo. Uma das maiores vantagens é a variedade de estampas e desenhos que podem ser impressos nas peças. Os ladrilhos podem ser utilizados tanto no piso como em detalhes na parede ou nela toda, mas, em ambos os casos, é preciso usar impermeabilizantes na superfície, para que ela não se desgaste tão rapidamente.
Pisos e revestimentos para o banheiro devem ser escolhidos considerando a segurança para evitar escorregões e outros acidentes. Por isso, é importante optar por peças que sejam antiderrapantes, de boa qualidade e com a instalação de um profissional.
Para mais dicas sobre construção civil, continue acompanhando nosso blog!
Fonte: Massi Digital