Blog

Publicado em 06/11/2020

Vazamentos o que fazer?

O vazamento de água é um problema grave em qualquer ambiente, seja residencial ou até mesmo grandes ambientes comerciais e industriais. O vazamento, mesmo que pequeno, pode gerar um grande problema e um enorme prejuízo no fim do mês.


Um pequeno vazamento em alguma torneira ou até na descarga de um vaso é o suficiente para causar centenas de reais em gastos desnecessários. Em muitos casos é possível que esse gasto chegue aos milhares.


Registro fechado e vazando água, o que fazer?
Assim como as torneiras, os registros possuem uma série de peças que podem dar defeito e acabar causando o vazamento.


Ao notar o vazamento, a primeira coisa a se fazer é tentar trocar o reparo do registro, quando é possível.


Para trocar o reparo do registro você precisa desligar o registro geral da residência e feche o registro da caixa d’água. Primeiro retire o acabamento da cruzeta (peça com a marca da fabricante). Essa pecinha parece com uma tampinha e é possível de ser removida sem o auxílio de ferramentas.


Embaixo dessa peça haverá um parafuso, ele pode ser retirado com chave fenda.


A partir deste ponto é possível remover a manopla com facilidade.
Abaixo da manopla fica o reparo. Ele pode ser removido completamente com um alicate bomba d’água ou chave de grifo.


Basta trocar o reparo e realizar a remontagem para o vazamento cessar.
Em alguns outros tipos de registro o reparo não pode ser substituído. Sendo assim é necessário realizar a substituição completa da peça.


Confira como você pode fazer um teste rápido:


Testado as torneiras!
No caso de o registro estar fechado e a água vazando, a primeira coisa que é preciso fazer é dar uma boa olhada em todas as torneiras.


Essa é uma vistoria simples, basta ir até todas as torneiras do imóvel e observar quais estão pingando. Veja também se não há vazamento pela conexão da torneira com a parede ou até mesmo a manopla onde é feita a abertura da torneira.


Ao observar todas as torneiras do local e não ter observado nenhum vazamento, podemos seguir os testes.


Aliás, é recomendado fazer os outros testes mesmo que algumas torneiras estejam vazando, para identificar outros problemas que podem estar afetando a tubulação.


Ao notar o vazamento no vaso ou na torneira, é importante realizar o reparo da peça defeituosa ou então contratar uma empresa para realizar o reparo.


Vazamentos em canos!
Esse já é um problema muito mais difícil de ser descoberto, já que os canos geralmente ficam escondidos em paredes ou no subsolo. Porém, é muito comum o surgimento de vazamentos nesses locais.


Para garantir que você está completamente livre dos vazamentos, recomendamos que você contrate um serviço de caça vazamento profissional para que o problema seja encontrado e solucionado.


Lembre-se na Açofer você encontra os melhores produtos para tubos e conexões, soluções em registros, válvulas e torneiras.


Há 35 anos a empresa mais completa para resolver o seu problema e oferecer a qualidade que você precisa.


Fique ligado no nosso blog e em nossas redes sociais e saiba muito mais.


Fonte: Açofer