Blog

Publicado em 02/06/2022

Tudo o que você precisa saber sobre disjuntores

Os disjuntores são essenciais em uma instalação elétrica, entretanto existem diferentes tipos e cada um tem uma função específica. Eles servem para a proteção de pessoas, equipamentos e para as próprias instalações. Continue a leitura para saber mais sobre as características dos disjuntores, os tipos e a função de cada um deles.


O que são disjuntores?


Os disjuntores são dispositivos com a função de proteger as instalações elétricas, desligando a energia automaticamente, caso ocorra um curto-circuito ou sobrecarga, sendo essencial para evitar acidentes e incêndios. Um curto-circuito ocorre quando fios energizados com cargas elétricas opostas se tocam, causando um aumento extremo de temperatura, que pode começar um incêndio. Já a sobrecarga ocorre quando se liga mais equipamentos em uma tomada do que ela suporta, o que causa um alto aquecimento.


Além da função de proteção, os disjuntores possibilitam que seja ligado ou desligado manualmente a instalação ou uma parte dela, em caso de manutenções na rede elétrica. Geralmente eles são instalados no medidor de energia e nos quadros de distribuição.


Como funciona o disjuntor? 


O disjuntor possui internamente um mecanismo de proteção para curtos-circuitos e um para sobrecargas. Para curtos-circuitos, a proteção é possível por meio de uma bobina, que funciona como um eletroímã. Quando acontece um curto-circuito, a corrente elétrica atinge altos valores suficientes para criar um campo eletromagnético, que aciona o mecanismo de desligamento dos contatos.


A proteção contra sobrecargas ocorre por meio de um elemento bimetálico, constituído por duas lâminas de metais diferentes que ficam sobrepostas. Em caso de sobrecarga, esse elemento aquece e dilata, sofrendo uma alteração na curvatura, o que dispara o mecanismo de desligamento.


Tipos de disjuntores 


Cada modelo de disjuntor varia de acordo com a configuração e aplicação. Mesmo sendo diferentes, eles possuem a mesma função de proteção e o mesmo princípio de funcionamento. O que diferencia cada dispositivo é a curva característica. Conheça a seguir cada tipo e sua função:- - Disjuntor monopolar: usado em instalações e circuitos que possuem uma única fase, como circuitos de iluminação e tomadas em sistemas monofásicos, seja com fase 127V ou 220V.               - Disjuntor bipolar: utilizado em circuitos ou instalações com duas fases, por exemplo, chuveiros, torneiras elétricas e equipamentos com mais potência.


- Disjuntor tripolar: usado para instalações e circuitos com três fases, como motores elétricos trifásicos.


- Disjuntor magnético: Possuem uma maior precisão, mas com a mesma função de proteger os equipamentos.


- Disjuntor térmico: utilizado como precaução contra incêndios, pois interrompem o circuito elétrico assim que detectam uma elevação de temperatura acima do normal.


- Disjuntor termomagnético: utilizado em instalações elétricas residenciais e comerciais, pois é a junção da proteção térmica com a magnética.


Curva de disparo disjuntor termomagnético


As curvas se dividem em três modelos de acordo com a curva característica. Elas determinam a aplicação e as cargas que eles serão ligados. A curva B para um disjuntor determina que sua corrente de ruptura esteja entre 3 e 5 vezes a corrente nominal. Eles são utilizados em circuitos com baixa intensidade, geralmente cargas resistivas.


A curva de ruptura C estipula que sua corrente de ruptura esteja entre 5 e 10 vezes a corrente nominal. São mais utilizados em lugares onde a demanda de intensidade é média, geralmente cargas indutivas. Já a curva D determina que sua corrente de ruptura está entre 10 e 20 vezes a corrente nominal. Os disjuntores com essa característica são usados em lugares onde se espera uma intensidade alta e onde a corrente de partida é muito alta, como em grandes motores e transformadores.


Não existem disjuntores de curva A para que o A da curva não seja confundido com o A de ampere, unidade de corrente elétrica.


É recomendável investir em modelos que tenham um indicador de ligado/desligado, assim será mais fácil identificar a situação destes no quadro de distribuição. A Açofer tem uma linha completa de disjuntores, faça já sua cotação!


Fonte: Massi Digital