Você deve se lembrar de ter ouvido na escola que a ordem dos fatores não altera o produto. Essa regra de fato é uma verdade para a matemática, mas quando o assunto é reforma as coisas mudam um pouco de cenário.
Ao decidir reformar sua casa, você deve saber que existe uma ordem a ser seguida durante os trabalhos, de forma a facilitar a organização da reforma e garantir o melhor resultado possível com ela.
Um bom profissional certamente poderá orientá-lo quanto a forma correta de organizar sua reforma, e com as informações que trouxemos abaixo você não terá motivos para errar.
Começando pelo banheiro
O banheiro costuma ser uma das áreas mais problemáticas durante as reformas, por isso o ideal é começar o trabalho encarando esse cômodo primeiro.
Além disso, banheiro costuma receber revestimentos independentes do restante do imóvel, o que facilita na hora de reformar esse cômodo sem alterar o restante da casa.
Dentro do banheiro, o ideal é começar os trabalhos com a demolição de estruturas, caso isso seja necessário, seguindo com a realização das instalações, finalizando com a fixação do chuveiro e das louças sanitárias.
Lembre-se de que antes de fechar as paredes é importante testar todas as saídas de água.
Seguindo rumo à cozinha
O segundo ponto de parada de sua reforma deve ser a cozinha, caso você também decida renovar esse ambiente. A reforma da cozinha costuma causar mais impacto na vida das pessoas, por isso é importante que ela seja planejada com cautela.
O primeiro passo é demolir o que for necessário, na sequência devem ser feitas as instalações hidráulicas e elétricas, finalizando com a troca do piso, caso você julgue necessário.
Os móveis e acabamentos são a última etapa a ser encarada para reformar a cozinha, e se possível opte por móveis planejados para dar um toque de funcionalidade ao cômodo.
Renovando o piso
Com o uso diário, é natural que o piso do imóvel acabe se desgastando e apresente um aspecto envelhecido. A reforma da casa é uma ótima oportunidade para trocar o piso e escolher um novo revestimento.
Você pode optar por trocar o piso de todo o imóvel ou apenas de algumas áreas específicas que costuma desgastar mais rapidamente, como a sala de estar e o corredor.
Trocando a esquadria
Após renovar o piso do imóvel, será possível dar início à troca da esquadria da casa.
Observe todas as portas e janelas de seu imóvel para definir quais delas precisam ser substituídas, e opte por modelos que ofereçam não apenas beleza, mas também resistência.
Existem diversas opções de materiais usados na fabricação de esquadrias, e os mais comuns são a madeira, o ferro, o alumínio e o PVC.
Finalizando com a pintura
A última etapa de sua reforma deve ser a pintura, que vai conferir o toque final à obra. É importante deixar a pintura por último pois as chances de ela ficar manchada durante a reforma são grandes.
Escolha as cores certas para cada ambiente observando características como o tamanho do espaço, a iluminação do ambiente e as sensações que deseja transmitir com a pintura.
Fonte: Blog Pra Construir