Blog

Publicado em 01/09/2020

Quais os melhores sistemas de prevenção de incêndio?

A prevenção de incêndio, seja em empresas, indústrias ou edifícios, é um fator que se apresenta tão importante quanto saber apagá-los, havendo a necessidade de saber como agir corretamente no caso de uma emergência. Para a prevenção é necessário manter os melhores sistemas de prevenção de incêndios, estabelecendo melhores condições para evitar prejuízos.


Qualquer tipo de princípio de incêndio pode se transformar numa grande tragédia se as providências não forem tomadas desde o início. Quando controlados através de sistemas de proteção de incêndio logo no princípio pode evitar danos maiores, seja com relação aos bens materiais ou com relação a vidas.


Em qualquer ambiente, de acordo com o Corpo de Bombeiros, é necessário que todas as pessoas estejam devidamente treinadas para colocar em prática as normas sobre cuidados preventivos e sobre o comportamento diante de alguma emergência, situação que pode contribuir para a prevenção e segurança do ambiente e das próprias pessoas. No entanto, para que haja condições de segurança, é necessário a instalação de sistemas de prevenção de incêndios.


Entre os sistemas de prevenção de incêndio que podem ser instalados para garantir a segurança de pessoas e de bens materiais, podemos considerar os seguintes:


Sistemas de prevenção de incêndio de sprinkles automáticos


O sistema de prevenção de incêndio de sprinkles automático é construído de forma integrada com tubulações aéreas e subterrâneas, sendo alimentado através de uma ou de mais fontes de abastecimento automático de água.


Nos sistemas de prevenção de incêndio de sprinkles, são instalados chuveiros automáticos no teto, acima do piso, consistindo em uma rede de tubulação que deve ser dimensionada por cálculo hidráulico, mais usado em edifícios ou estruturas com área de maior dimensão, onde são conectados chuveiros, obedecendo um padrão regular.


Uma válvula controla cada coluna de alimentação dos sistemas de prevenção de incêndio de sprinkles, devendo ser instalada na própria coluna ou na tubulação que abastece o sistema e, para cada coluna de alimentação deve haver um dispositivo de acionamento de alarme. Os sprinkles são ativados pelo calor do fogo, descarregando a água sobre a área que emite o calor.


Sistemas de prevenção de incêndio de hidrantes


Nos sistemas de prevenção de incêndios de hidrantes, esses fornecedores de água para combate são instalados em edifícios ou até mesmo nas ruas, sendo utilizado como principal meio de combate a incêndios.


O sistema é composto basicamente por um reservatório de água suficiente para a área protegida, bombas de incêndio, tubulações, hidrantes distribuídos de forma a atender toda a área, abrigos e registros de recalque.


Nos sistemas de prevenção de incêndio de hidrantes o objetivo principal é dar continuidade à ação específica de combate ao fogo, dominando-o até sua extinção, utilizando a água como meio de apagar o fogo, o que exige que haja resfriamento do local onde o fogo está localizado.


Na utilização dos sistemas de prevenção de incêndio de hidrantes é essencial desligar a chave principal de energia no local onde está sendo realizado o combate a incêndio, evitando acidentes com descargas elétricas.


Sistemas de prevenção de incêndio: atendendo normas


Para a instalação de sistemas de prevenção de incêndio é importante notar que há a necessidade de atender às regras estabelecidas pela legislação, atendendo também as orientações do Corpo de Bombeiros.


Na instalação dos sistemas de prevenção de incêndio é essencial a presença de técnicos especializados, com conhecimento adequado e treinamento específico para a análise das necessidades da empresa ou do edifício onde serão instalados os equipamentos de prevenção.


Fonte: Açofer