Blog

Publicado em 10/06/2021

Mulheres que marcaram história na engenharia

Como uma forma de fortalecer a presença das mulheres no âmbito da engenharia, que já foi uma área inteiramente masculina, o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, celebrado mundialmente em 23 de junho, foi criado pela Women ’s Engineering Society (Sociedade de Engenharia Feminina), que é uma associação profissional do Reino Unido, em pró das engenheiras, tecnólogas e cientistas, sendo o primeiro corpo profissional criado e dedicado às mulheres que compõem os campos da engenharia.


Entre os profissionais engenheiros existentes, a maioria são homens. Entretanto, a porcentagem do público feminino nesse meio vem crescendo cada vez mais, apresentando grande força e capacidade para seguir desmistificando a ideia extremamente retrógrada de que essa área não é para mulheres.


As engenheiras, além de serem igualmente capazes aos profissionais do sexo masculino, também foram protagonistas de importantíssimos episódios nessa profissão. Como uma forma de celebrar a data e exaltar as mulheres que escolheram essa área tão especial, selecionamos três nomes que marcaram a história da engenharia com grandiosos feitos.


1- Edina Marques - Engenheira Civil (1913 - 1981)
A primeira engenheira do Brasil. Edina foi a responsável pela construção da Usina Capivari-Cachoeira, além de liderar técnicos e outros engenheiros. Mais do que isso, a curitibana conseguiu impor limites e adquirir respeito em um ambiente que, infelizmente, muitas vezes era formado por uma atmosfera de racismo e, também, sexista. Edina tem seu nome presente no Livro do Mérito do Sistema Confea/Crea e foi a primeira engenheira negra do Brasil.


2- Emily Warren Roebling - Engenheira Civil (1843 - 1903)
Ninguém mais, ninguém menos que a engenharia responsável pela famosa ponte do Brooklyn, localizada em Nova York. Emily tinha um grande conhecimento nas área de matemática e engenharia, especialmente sobre resistência dos materiais e construção de cabos, o que a fez liderar a execução da construção da ponte com excelência. Graças ao seu papel de liderança na importantíssima construção que liga Manhattan e Brooklyn, Emily serviu como uma porta aberta na busca por igualdade de outras mulheres.


3-Edith Clarke - Engenheira Mecânica/Elétrica (1883 - 1959)
Primeira mulher a ter um diploma em Engenharia Elétrica no MIT, que é um centro com referência mundial nos campos de ciências, engenharia e tecnologia, e primeira professora de engenharia elétrica da Universidade do Texas, Edith Clark se tornou especialista na área , escreveu livros e adquiriu reconhecimento após inventar a calculadora Clarke.


Esses são apenas alguns nomes que selecionamos como exemplo. Todas as engenheiras são fundamentais para o mundo da engenheira e, principalmente, para mostrarem que podem e são adequadas para toda e qualquer profissão que desejarem seguir. A Açofer deseja os parabéns para todas as mulheres engenheiras!


Fonte: Massi Digital