Com o intuito de aprimorar aspectos como atrasos, desperdícios e logística em projetos de construção, gestores em todo o mundo estão adotando o método Lean Construction, também conhecido como construção enxuta.
Essa metodologia, centrada em planejamento e controle, proporciona organização e eficiência ao canteiro de obras e ao processo de produção, destacando-se como uma abordagem eficaz para aprimorar a execução de projetos. Para saber mais sobre esse conceito, continue a leitura!
O que é Lean Construction?
O conceito de Lean Construction está relacionado à eliminação de processos desnecessários que podem prejudicar uma obra, muitas vezes passando despercebidos.
É uma abordagem que visa construir de maneira mais eficiente, economizando tempo, recursos financeiros e simplificando o processo, tudo isso resultando em uma qualidade superior. Isso se deve a uma nova perspectiva na visualização da produção, desde o planejamento até a entrega dos serviços, envolvendo o recebimento dos materiais.
Principais vantagens
Os cinco princípios que norteiam a metodologia servem como guia na forma de executar o andamento de projetos de construção e também refletem os benefícios dessa abordagem. Veja a seguir:
1 - Agregar valor à construção: este princípio destaca a importância de identificar claramente as necessidades dos clientes internos e externos. Essa informação é crucial para o projeto do produto e para a gestão da produção, visando sempre agregar valor ao produto final.
2 - Eliminar o que não acrescenta: o objetivo é simplificar e otimizar cada etapa do processo construtivo. Um exemplo prático seria a redução de viagens de transporte por meio da utilização de veículos maiores, reduzindo custos e aumentando a eficiência.
3 - Otimizar tempo: a implementação de um cronograma eficiente é vital para evitar perdas de material, especialmente de recursos como o concreto. A redução do tempo de ciclo resulta em benefícios como entrega mais rápida ao cliente e gestão eficiente de projetos.
4 - Reduzir a variabilidade: o princípio é minimizar a variabilidade relacionada a fornecedores, métodos construtivos e demanda do cliente. Isso assegura a manutenção de padrões financeiros e de execução conforme o planejamento, contribuindo para a qualidade e uniformidade do produto final.
5 - Tornar processos transparentes: a transparência na gestão é crucial para evitar ruídos na comunicação durante o processo. Isso envolve uma abordagem constante de melhorias e aperfeiçoamento.
Agora que você já conhece essa abordagem, que tal começar a aplicar também nos seus projetos? Continue acompanhando o blog da Açofer para se manter atualizado sobre as últimas novidades do setor!
Fonte: Massi Digital