A sustentabilidade na construção civil é um tema cada vez mais indispensável em qualquer empresa. A construção civil gera uma grande quantidade de resíduos e entulhos nos canteiros de obras, além de extração de matéria-prima e o elevado uso de energia elétrica. Por isso, o desafio está na minimização dos impactos provocados pelas construções.
A seguir, conheça a importância da sustentabilidade no setor e os benefícios para as empresas que adotam medidas sustentáveis.
Importância da sustentabilidade na construção civil
A sustentabilidade na construção civil está relacionada com a garantia de ações que reduzam os problemas ambientais, potencializem a viabilidade econômica e proporcionem uma boa qualidade de vida para as gerações atuais e futuras antes, durante e após as construções.
Dentre as ações que diminuem os impactos da construção civil, podemos citar a reutilização de insumos, definição de alternativas para a exploração dos recursos naturais e novas formas de gerar e economizar energia. Além da questão ética e ecológica, a conservação da natureza também se torna uma demanda por parte dos clientes finais.
Benefícios da sustentabilidade na construção civil
A sustentabilidade na construção civil traz vantagens como o consumo consciente de matéria-prima, o reaproveitamento de resíduos e a minimização de desperdícios. Mas existem outros além desses, conheça os principais a seguir.
- Economia a longo prazo: a sustentabilidade ajuda a gerar mais economia para os projetos. Com a otimização de etapas no canteiro, há uma redução de gastos. Além disso, é possível diminuir os custos ao longo da obra com contenção na geração de resíduos, uso mais inteligente dos insumos e maior controle produtivo.
- Melhora a imagem da empresa: como o conceito é cada vez mais valorizado, gera-se um melhor argumento de venda. Dessa forma, a organização adota uma imagem positiva com os compradores e com o mercado.
- Incentivos fiscais: são cada vez mais comuns para as práticas ecológicas no segmento.
Além disso, as práticas sustentáveis também geram mais conforto aos proprietários, priorizando cuidados arquitetônicos que preservam a natureza relacionados ao controle térmico, de luz e demais fatores.
Para mais dicas e assuntos sobre o setor, continue acompanhando o blog da Açofer!
Fonte: Massi Digital