Blog

Publicado em 19/03/2020

Dicas para de escolher o sistema de prevenção de incêndio do seu estabelecimento

Contar com um sistema de prevenção de incêndio é a melhor forma de evitar sinistros de grandes proporções.


Sendo assim, é essencial contar com equipamentos confiáveis para minimizar riscos em seu estabelecimento. Neste post, mostraremos 4 dicas para você não errar na hora de escolher. Leia e confira!


1. Escolha a linha endereçável se o espaço for muito grande


O sistema de prevenção de incêndio endereçável é o mais preciso e destina-se a ambientes maiores, já que a central de alarme possibilita identificar de forma ágil o foco onde se originou o incêndio e, principalmente, qual o dispositivo de detecção foi acionado.

A sua atuação tende a ser mais rápida e bem direcionada, reduzindo ao máximo as possibilidades de maiores danos. Isso se deve à tecnologia do sistema endereçável, que é mais desenvolvida que a do sistema convencional. Assim, a central mantém um contato individualizado com cada dispositivo, detectando falhas com mais exatidão.

Cada detector ou acionador recebe um número, que fica sendo seu endereço — daí o nome de linha ou sistema “endereçável”. A linha endereçável conta com: “central, acionadores, detectores, sirenes, painéis repetidores e módulos”.

2. Escolha o sprinkler mais adequado


O sprinkler é um dispositivo do tipo chuveiro, que atua na linha de combate, dispersando água do teto de maneira uniforme até extinguir ou controlar um foco de incêndio. Alcançada a temperatura de alarme, o calor faz com que o fluido dentro da ampola de vidro sofra expansão e quebre o vidro, liberando a água.

Trata-se de um mecanismo muito inteligente e suas características devem ser observadas, tornando o sistema de prevenção de incêndio mais eficaz. Por exemplo, a cor indica a temperatura máxima para que o fluido sofra expansão.

O vermelho suporta até a temperatura máxima de 68ºC, o amarelo suporta até 79ºC, o verde aguenta até 93ºC e o azul até 141ºC. Compre apenas equipamentos certificados, pois esses oferecem a garantia de que funcionarão.

3. Não esqueça os acessórios


É necessário complementar o projeto com alguns itens, entre eles estão:

- Cabos blindados para interligação dos dispositivos;
- Fontes de alimentação, que fornecem energia para as sirenes e os módulos;
- Luminárias que provêm iluminação de emergência no estabelecimento;
- Programador de endereços, que endereça os dispositivos conectados à central de alarme no sistema endereçável;
- Sinalizadores que são placas luminosas que indicam as saídas de emergências;
- Gás utilizado para testar o acionamento dos detectores de fumaça e do tipo óptico.


4. Escolha o melhor modelo de acionador


Escolha qual modelo de acionador é mais compatível com o perfil do seu estabelecimento. Existe o acionador manual à prova de tempo, com martelinho para quebrar o vidro, confeccionado em alumínio. Ele deve ser usado em ambientes externos.

Existe também o acionador manual confeccionado em ABS, para uso em áreas internas e externas (à prova de tempo). Ele são rearmáveis e devem ser pressionados. Acompanha chave interna para o rearme.

No caso do sistema de prevenção de incêndio convencional, o acionador é uma botoeira liga/desliga confeccionada em ABS. O acionamento também é realizado por pressão: o botão-chave de cor verde liga e o botão-chave de cor vermelha desliga.


A Açofer conta com uma linha completa de produtos para prevenção e combate de incêndio. Conte conosco na hora de proteger o seu estabelecimento.


Fonte: Blog Skyfire