Blog

Publicado em 18/05/2021

Como cuidar corretamente do porcelanato?

Nos projetos de arquitetura, os porcelanatos sempre marcam presença, sendo constantemente a escolha predileta das pessoas. Essa preferência pela peça é dada pela beleza refinada, variação de modelos, possibilidade de ser usado tanto em áreas internas quanto externas, baixa absorção de água, alta resistência, boa durabilidade e facilidade para realizar a limpeza.

É importante considerar que por mais que esse revestimento seja bem resistente à danos e variados compostos químicos, uma limpeza realizada de maneira incorreta ou a aplicação de algum produto não-indicado pode causar danos, como manchas ou riscos.

Como uma maneira de orientar sobre os cuidados corretos e ajudar na preservação do brilho e qualidade do seu porcelanato, criamos um guia para você poder realizar a limpeza de forma certeira, sem correr o risco de prejudicar as peças.

Vamos ao primeiro passo:
Assim que a instalação for concluída, a impressão é que as peças estão sem brilho, o que é normal e significa que é hora dos primeiros cuidados. Para isso, umedeça uma esponja macia com água, sem encharcar o piso, e esfregue delicadamente sobre o porcelanato, isso evitará manchas e o aspecto opaco. Se necessário, esse processo pode ser repetido.

Depois, a próxima etapa é manter a limpeza diária. Para isso, separamos 3 dicas:
1- Na hora de dar aquela varrida diária, prefira usar uma vassoura de pelos ou aspirador com bico de escova, para não causar arranhões.

2- Opte por detergentes específicos para piso e faça a diluição deles em água, para não causar manchas.

3- Evite usar sabão ou produtos em pó, para não provocar riscos.

Essas dicas podem ser seguidas em todas as limpezas comuns que se seguirão após a primeira após a obra, do dia a dia. Se o intuito for algo específico, como retirar uma mancha, o processo é diferente:

Com um pouco de água, dilua o saponáceo líquido cremoso e aplique sob a mancha, deixando em repouso por pelo menos 5 minutos. Após esse período, esfregue a área com o auxílio de uma esponja macia, enxague e tome cuidado para limpar toda a área, porque os resquícios de espuma podem criar novas manchas.

Agora, é só vir até a Açofer escolher seu porcelanato, afinal, os cuidados você já aprendeu!


Fonte: Massi Digital