Blog

Publicado em 05/08/2020

4 dicas para calcular o tamanho correto do reservatório de água

Seja em construções residenciais ou comerciais, dimensionar o tamanho ideal para um reservatório de água pode gerar dúvidas no cálculo da capacidade em uma instalação hidráulica.


A indústria oferece muitas opções de modelos com diferentes capacidades e medidas, entre tantas possibilidades é importante identificar a mais adequada para o perfil de consumo e de abastecimento da construção, sua dimensão também precisa considerar tubulações, válvulas e outros elementos.


Selecionamos 4 pontos importantes para calcular o tamanho corretamente:


1) Identifique o perfil de consumo
Para escolher o dimensionamento é indispensável considerar 3 informações: o consumo médio diário, a quantidade de pessoas que utilizarão o reservatório e a estimativa de abastecimento da região do imóvel.


2) Atenção aos valores-referência
Para cada edificação existe uma estimativa de consumo por pessoa, para um escritório por exemplo, o consumo médio de água por pessoa é de aproximadamente 50 litros, em projetos residenciais multiplicamos 3x essa média. Já em apartamentos o consumo aumenta ainda mais considerando a pressão da água.


3) Considere o peso do reservatório
Uma capacidade maior do reservatório exige uma resistência maior. A equipe técnica precisa avaliar o volume de água que será utilizado para escolher a dimensão adequada. O local onde será instalado também deve ser estudado afim de suportar o peso de um reservatório de água completamente cheia.


4) Providencie uma instalação correta
Além do estudo que antecede a escolha do reservatório, a instalação reserva cuidados especiais como a medição correta do espaço onde será instalado, identificação das saídas de água e tubulação proporcional ao seu tamanho.


Ainda tem dúvidas? Nossa equipe pode te auxiliar durante a escolha desse produto, fale com a Açofer!


Fonte: Açofer